sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças





Aqui está uma poderosa ferramenta para ensinar a Palavra de Deus às crianças. Pais, professores de Escola Dominical e líderes de Departamento Infantil encontrarão na Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças um instrumento dinâmico e eficaz para direcionar os pequeninos a um relacionamento vital com Deus.
Esta Bíblia vai deixar você preparado para apresentar o poder das Escrituras e a mensagem da salvação às crianças de uma maneira que elas entenderão.
Nesta Bíblia, você encontra esboços das lições, livro sem palavras, notas de rodapé, concordância, auxílios de estudo e muito mais.
Características desta Bíblia
ESBOÇOS DAS LIÇÕES BÍBLICAS
Dentre os auxílios de ensino da Bíblia de Recursos para o Ministério com Crianças, o ponto principal são os 104 esboços de lições bíblicas completos, com os quais você pode ensinar facilmente as crianças. Cada lição bíblica foi preparada para você com cuidado e espírito de oração, enfocando uma verdade central ensinada no decorrer de toda a lição. Cada lição é destinada a produzir mudanças de comportamento, à medida que o Espírito Santo trabalha na vida das crianças. Dois tipos principais de lição acham-se intercaladas em todo o Antigo e Novo Testamentos:
1- Lições evangelísticas apresentando claramente a Mensagem da Salvação no nível da criança. Cada uma das três aplicações na lição confronta a criança com um ensino básico, identificado por um símbolo especial à margem:
  • A pessoa de Deus e Seu amor
  • Condição da criança como pecadora diante de Deus
  • Solução de Deus para o perdão dos pecados - a morte e ressurreição de Jesus Cristo, o Filho perfeito de Deus
  • Um apelo para dar às crianças a oportunidade de confiar no Senhor Jesus Cristo como seu Salvador pessoal do pecado
2- Lições para o crescimetno espiritual destinadas a incutir nas crianças salvas princípios da Palavra de Deus que vão ajudá-los a crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (II Pe 3.18) à medida que o Espírito Santo opera em suas vidas.
Cada lição inclui duas aplicações práticas que ampliam e explicam a verdade central ou ênfase da lição bíblica. Você pode querer modificar os exemplos dados nas aplicações para suprir as necessidades das crianças em sua classe ou frupo. Para promover o aprendizado ativo, faça as crianças discutirem os assuntos apresentados na lição.
Os esboços das lições oferecem vários auxílios que podem aumentar o impacto causado pelo seu ensino na vida das crianças.
Objetivo do Professor
O objetivo do professor lhe dá o propósito geral da lição. É a descrição da mudança de comportamento que você como professor ou pai deseja que ocorra na vida das suas crianças. Visto que Deus exorta a ser praticantes da palavra e não somente ouvintes (Tg 1.22), os objetivos são expostos em termos do que a criança vai fazer esta semana como resultado do ensino da Palavra de Deus. Embora seja quase sempre difícil medir se os objetivos ligados à vida espiritual do indivíduo foram alcançados, você pode designar às crianças certas atividades para ajudá-las a avaliar o progresso delas. Além disso, pode perceber mudanças nos pensamentos ou sentimentos das crianças observando-as, conversando com elas, e fazendo-lhes perguntas. Quando ensinar num ambiente de sala de aula, planeje cuidadosamente todas as outras atividades de aprendizado para reforçar o objetivo da lição bíblica.
Verdade Central Relacionada à Criança
A verdade relacionada à criança é a verdade central da lição bíblica, expressa em termos simples no nível da criança. Ela se baseia no objetivo do professor.
Introduções
A introdução de cada lição permite que você capte criativamente a atenção de seus ouvintes e enfoque os pensamentos deles na lição bíblica. No final de cada introdução, há uma frase que faz suavemente a transição para o texto bíblico.
Notas para o Professor
Para sua conveniência, foram incluídas entre Colchetes [] notas históricas, culturais e outras, que o ajudarão a compreender a passagem bíblica. Você pode desejar, às vezes, compartilhar a informação das notas do professor com as crianças.
Andamento
Os esboços da lição bíblica fornecem uma progressão cronológica dos principais eventos da passagem. Você pode incluir outros fatos históricos a seu critério.
Aplicações
As crianças precisam compreender como a Escritura está ligada à sua vioda diária. As aplicações práticas fornecem respostas ao nível da criança para perguntas vitais como:
  • Qual o significado da verdade que está sendo ensinada?
  • O que Deus diz sobre este assunto ou problema?
  • Como e onde aplico esta verdade na vida diária?
Mensagem da Salvação
A salvação é a base do crescimento espiritual, e por isso é importante apresentarmos o Evangelho às crianças com simplicidade e clareza. Nas lições evangelísticas a Mensagem da Salvação está contida no esboço da lição em três aplicações inter-relacionadas:
  • A pessoa de Deus e Seu amor por toda a humanidade
  • A condição pecaminosa de todo ser humano (a necessidade)
  • A pessoa de Jesus e Sua obra na cruz (o caminho)
  • Nas lições de crescimento espiritual, toda a mensagem do Evangleho é apresentada brevemente em um lugar
  • No Andamento, ou no item Apelo no Final
  • Não deixe de reforçar o ensino da Mensagem da Salvação durante outros instantes da aula
Clímax
Cada esboço de lição se dirige para o clímax, o ponto em que o problema da história é resolvido. Se você notar cuidadosamente o clímax, ele vai ajudá-lo a seguir rumo ao objetivo da lição.
Final
Imediatamente depois do clímax, vem o final da história, que dá à criança a oportunidade de reagir às verdades ensinadas. O final inclui a conclusão, um apelo para a criança não salva e, quando apropriado, um desafio e atividade prática para a criança salva.
Conclusão
A conclusão termina a ação da história. Ela é breve porque a atenção da criança declina rapidamente depois do clímax
Desafio e Atividade Prática
O alvo supremo do ensino é a transformação de vidas.
Cada lição de crescimento espiritual termina fazendo um desafio para as crianças salvas, encorajando-as a aplicar o ensino recebido à vida diária. Muitas lições também oferecem uma atividade prática para dar à criança meios específicos de colocar em prática a verdade bíblica ensinada.
Apelo para receber Cristo como Salvador
Coração. Cada lição oferece às crianças não salvas uma oportunidade para reagir à Mensagem da Salvação enquanto o Espírito Santo atua.
ARTIGOS DE ENSINO, TABELAS E MAPAS
A grande variedade de artigos, tabelas e mapas incluida em toda a Bíblia de Recirsos ajudará você a ensinar verdades bíblicas com maior eficiência às crianças. Os artigos são de três tipos, cada um identificados por um símbolo fácil de lembrar:
  • Aperfeiçoamento do Professor. Aumenta a responsabilidade em relação ao trabalho com as crianças, estimula seu entudiasmo e amplia a sua perspectiva sobre o ensino.
  • Auxílios de Estudo. Dá conhecimento bíblico adicional e discernimento sobre tópicos selecionados, capacitando-o a explicar melhor o seu significado às crianças.
  • Treinamento de Crianças. Esses artigos fornecem materiais suplementares em linguagem compreensível para a criança.
SEÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DO PROFESSOR
Localizado no centro da Bíblia, a Seção de Aperfeiçoamento do Professor oferece ajuda valiosa para ampliar as habilidades fundamentais necessárias para a evangelização e discipulado de crianças. Você, que procura ministrar cada vez melhor àqueles que Deus confiou aos seus cuidados, vai achar esta seção um recurso muito útil.
ÍNDICE POR ASSUNTOS
O índice por Assuntos fornece uma lsita completa de conceitos doutrinários básicos e qualidades de caráter que as crianças precisam aprender para receber Jesus Cristo como Salvador e crescerem firmadas Nele. Todos os termos foram definidos em linguagem simples, apropriada para o uso com crianças. Este índice vai facilitar-lhe a localização do tópico desejado, a descoberta dos esboços de lições bíblicas, artigos de página inteira, ou tabelas que explicam o conceito que está estudando.
ANOTAÇÕES
As anotações encontradas no rodapé das páginas do texto bíblico contém riqueza de informações históricas, culturais e geográficas, assim como verdades bíblicas transformadoras de vida, para enriquecer o seu estudo da Escritura. Cada anotação é claramente identificada pelo número do capítulo e do versículo, e aparece na mesma página com seu texto bíblico. As palavras-chave do versículo que está sendo comentado aparecem em negrito, facilitando a identificação das idéias principais.
CONCORDÂNCIA
A concordância completa no final desta Bíblia indica os versículos da Escritura relativos a tópicos-chave, pessoas ou lugares da Bíblia.
MAPAS
Além dos vários mapas que esclarecem o texto bíblico e suas explicações, depois da concordância existem nove mapas coloridos e inteiramente classificados para funcionarem como um atlas bíblico.
LIVRO SEM PALAVRAS
O Livro sem Palavras, uma ferramenta evangelística comprovada, usada para guiar mulhares de crianças a Cristo, equipa você para começar a compartilhar imediatamente a Mensagem do Evangelho com as crianças.

FONTE;

0 comentários:

Postar um comentário