sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

A PRIMEIRA PÁSCOA- POR QUE CORDEIRO E NÃO COELHO?

OLÁ QUERIDOS
Depois de tanto tempo fora, sem tempo pra atualizar o blog, aqui estou eu, tentando fazer isso. Estava pesquisando na net, alguma atividade relacionada com a páscoa e encontrei tanta coisa bonita, vou postar aqui par compartilhar com vocês. Acho interessante falar sobre as 10 pragas que Deus usa para tocar o coração do Faraó para assim libertar seu povo ( êxodo 7-12), pode -se assistir com eles O principe do Egito, ou então esse pequeno resumo que encontrei no you tube:



 Exôdo 12 - A instituição da primeira Páscoa


Então Deus mandou Moisés anunciar a 10º praga a Faraó. Será que dessa vez ele vai deixar o povo sair?

Desenvolvimento

Moisés disse a Faraó que Deus enviaria um anjo para ferir os primogênitos dos egípcios. O filho mais velho de cada família seria morto, inclusive dos animais.
Antes que Deus enviasse a última praga ao Egito, ordenou a Seu povo que fizesse uma série de coisas: comer carne assada de cordeiro e pão, calçar as sandálias, ficar com o cajado nas mãos (era o bastão que os pastores usavam para conduzir as ovelhas), já vestido, pronto para viajar. Mas, porque será que Deus estava pedindo essas coisas? Porque Deus os tiraria do Egito.
Deus mandou, também, que as famílias de Israel colocassem o sangue do cordeiro nos portais das casas (lado de cima da porta), para que seus primogênitos não fossem mortos. Esse era o sinal para marcar as casas dos israelitas. Deus disse a Moisés: "Porque o Senhor passará para ferir os egípcios; quando vir, porém, o sangue na verga da porta... passará o Senhor aquela porta, e não permitirá ao destruidor que entre em vossa casas, para os ferir" ( Êxodo 12:23). O povo não poderia desobedecer a esta ordem, para que seus filhos não morressem.
Essa preparação para o povo sair do Egito, Deus chamou de Páscoa. E quando os israelitas entrassem na Terra Prometida, eles deveriam fazer uma festa para comemorar aquele dia. A qual foi a primeira Páscoa. Até hoje os israelitas comemoram a Páscoa. Nós também comemoramos a Páscoa, mas ela não tem nada a ver com coelhinhos ou chocolates, mas é para lembrar que Jesus morreu e derramou Seu sangue para nos salvar do pecado, e depois de três dias Jesus ressuscitou.
Depois que os israelitas fizeram tudo o que Deus mandou, Ele então enviou a última praga: a morte dos primogênitos. O senhor feriu todos os primogênitos do Egito. Os filhos dos israelitas não morreram por causa do sangue do cordeiro que havia na porta da casa deles.
Só depois da morte dos primeiros filhos de cada família, inclusive do filho de Faraó, que ele resolveu libertar o povo de Israel.

Conclusão

O sangue de um cordeiro, passado nas portas das casas, livrava da  morte o filho mais velho da família. Depois disso, a cada ano, o povo de Israel continuava comemorando essa festa chamada Páscoa.
Na festa da Páscoa, nós lembramos a morte de Jesus, que também derramou o Seu sangue para nos libertar do pecado, e também que Ele ressuscitou para nos dar uma nova vida. Você já aceitou a Jesus como seu Salvador? ( Professor, exponha o plano da salvação.)
Fonte: Editora Cristã Evangélica - Do Egito à Terra Prometida (11)

ATIVIDADES QUE USAREMOS COM AS CRIANÇAS











PARA O EDUCADOR....

LIÇÃO 2 –  LIBERTAÇÃO DO EGITO
Êxodo - capítulos 5 a 12

O povo de Deus era escravo no Egito, e Moisés é chamado por Deus para ser o líder dos eventos da libertação. Êxodo (grego) = “saída”.

Observe que Moisés foi o líder, mas Deus foi o condutor de cada evento, mostrando Sua soberania sobre a história. Mesmo a oposição de faraó (o homem com maior poder na terra na época) não impediu o agir de Deus.

Moisés e seu irmão Arão dirigem-se ao faraó, mas este mostra desprezo pelo Todo-Poderoso - Êxodo 5.1-2. A bíblia afirma: "Diz o tolo em seu coração: Deus não existe." (Salmo 14.1).

Além de não deixar o povo hebreu ir, faraó aumentou as cargas de trabalho - Ex 5.6-8. Mas de Deus não se zomba, agora o Egito sofreria as consequências de seu líder opor-se à vontade do Senhor Todo-Poderoso. Iniciam-se as 10 pragas:

1. Águas tornam-se sangue - Ex 7.19
2. Invasão de rãs - Ex 8.5-6
3. Piolhos - Ex 8.16
4. Enxames de moscas - Ex 8.24
5. Peste sobre os animais - Ex 9.3-4
6. Úlceras - Ex 9.8-9
7. Fogo e pedras - Ex 9.22-25
8. Invasão de gafanhotos - Ex 10.12,15
9. Trevas sobre o Egito - Ex 10.21-22
10. Morte dos primogênitos - Ex 11.4-5.

O que os israelitas deveriam fazer para se proteger da 10ª praga? Ex 12.3,7,13. Estas ações são símbolo do sacrifício de Cristo (sangue derramado), que nos redime para a vida eterna.

Porém, em todas estas pragas Deus poupava Seu povo. Assim também Deus poupará a Sua igreja da ira vindoura - Rm 5.9. Esta ira é reservada aos ímpios - Cl 3.6.

Faraó, ao permitir que seu coração endurecesse à vontade de Deus, trouxe humilhação e morte ao seu povo. Um coração obstinado é a pior coisa que pode acontecer, pois impede de crermos no que fatalmente irá ocorrer, por força da determinação do que Deus planejou. Finalmente, o faraó aceita as evidências do agir de Deus e permite ao povo de Israel que saia do Egito - Ex 12.31-32.

A libertação do Egito marca o início do calendário judaico - Ex 12.1-2. Deus é soberano, e condutor da história, seus planos eternos não poderão ser frustrados!

Versículo para decorar: "Diz o tolo em seu coração: Deus não existe." (Salmo 14.1).








0 comentários:

Postar um comentário