sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Jesus acalma a tempestade

Olá amigos, no nosso encontro de ontem, usamos a dinâmica da tia Alê,http://blogtiale.blogspot.com/ que é uma mulher muito usada por Deus, elas são de simples entendimento, mas que chama a atenção das crianças. É logico que foi preciso fazer algumas adaptações, mas compartilho aqui com vocês:

iniciamos a aula com a roda de música que fazemos todos os dias, que é composta por corinhos divertidos e com gestos.

Oramos e pedimos perdão por nossos pecados.

Em seguida iniciamos uma conversa sobre o poder de Deus . Sugeri então que a dinâmica fosse feita.


Desenhe quatro barcos no chão, usando uma fita crepe. Reúna as crianças em um dos lados da sala e explique que vão participar de uma brincadeira onde você vai escolher um número de dois a cinco. As crianças vão correr para formar o grupo correto de pessoas para ocupar os bracos desenhados no chão. Depois mande que voltem e formem um grupo só, num lado da sala; escolha outro número. Se algumas crianças ficarem fora dos barcos, diga-lhes que não devem se preocupar porque terão chance de brincar quando você escolher outros números mais tarde.
Depois de algumas rodadas, mande as crianças formarem pequenos grupos e se sentarem nos barcos. Diga: Ainda bem que nossos barcos estão no chão e não na água! Especialmente porque algumas crianças não conseguiram passagem! Nós os discípulos de Jesus numa noite de tempestade. Vamos relembrar essa história interessante. Foi nesse dia que os discípulos de Jesus descobriram que Ele tem poder sobre a natureza. Ele podia acalmar o vento e o mar da mesma forma que podia acalmar o medo que estavam sentindo. Usando seus barcos, vocês vão me ajudar a contar a história. Acompanhem a história e quando me ouvirem dizer a palavra "barco", levantem e pulem rapidamente para outro barco, antes da história continuar.

Leia a história registrada em Mateus 8.23-27. Cada vez que você disser a palavra "barco", faça uma pausa para as crianças passarem de uma barco para outro e sentarem-se novamente. Continue.

O dia tinha sido bem longo. Jesus passou o tempo ensinando várias coisas a respeito de Deus a uma multidão de pessoas. Falou bastante a respeito do amor e do perdão de Deus. Começou a escurecer e seus discípulos estavam num pequeno barco de pesca.(pausa) Os discípulos se revezavam no remo tentando atravessar o mar da Galileia. Vamos fazer de conta que vocês estão remando enquanto eu continuo a história.
Jesus estava muito cansado por ter passado o dia todo ensinando o povo. Resolveu tirar uma soneca. O barco deslizava pela água enquanto Ele dormia. (pausa). AS ondas balançavam cariosamente Jesus para lá e para cá enquanto Ele dormia. Vamos balançar para lá e para cá, imitando o balanço do mar.
De repente, apareceu um vento forte e as ondas ficaram muito grandes! Sacudiam o barco no mar! (pausa.) Jesus continuava dormindo, mas os discípulos estavam com medo. Segurem na beirada para vocês não caírem no mar! Os discípulos achavam que o barco iria afundar! (pausa)A tempestade ficou pior e os discípulos ficaram apavorados. O que poderiam fazer? Tinham que acordar Jesus! Começaram a gritar:
"Jesus! Socorro! Ajude-nos!". Jesus acordou e ficou em pé no barco. (pausa)
Jesus ordenou o vento: "Pare agora"!, e ele obedeceu. Jesus ordenou as ondas: "Acalmem-se já!", e elas obedeceram. O vento e as ondas pararam ao comando de Jesus. Faça uma pausa e sussurre: Os discípulos ficaram de boca aberta! " Até o vento e as ondas lhe obedecem!", disseram. O medo passou completamente
Diga: Que coisa! Jesus tinha controle absoluto sobre as ondas, o vento e a tempestade! Os discípulos compreenderam que se Jesus tem esse tipo de poder de Deus, então não precisariam ter medo de mais nada! Sua confiança, fé e respeito por Jesus centuplicaram naquele dia. Vamos pensar um pouco mais sobre o poder de Jesus; esse poder que acalma nossos temores, preocupações e corações. Mande as crianças ficarem em seus quatro barcos para lerem os versículos bíblicos.
Nossos barcos foram as árvores, pois estava um calor tremendo e resolvemos fazer a dinâmica sob as árvores da chácara. Depois disso o tio Anderson, nos ajudou com o violao e cantamos o hino da harpa cristã




SOLTA O CABO DA NAU

Solta o Cabo da Nau
Harpa Cristã
Oh! Por que duvidar sobre as ondas do mar
Quando Cristo caminho abriu
Quando forçado és contra as ondas lutar
Seu amor a ti quer revelar
Solta o cabo da nau toma os remos na mão
E navega com fé em Jesus
E então tu verás que bonança se faz
Pois com Ele seguro serás
Trevas vêm te assustar tempestades no mar
Da montanha o mestre te vê
A na tribulação Ele vem socorrer
Sua mão bem te pode suster
Podes tu recordar maravilhas sem par
No deserto o povo fartou
E o mesmo poder Ele sempre terá
Pois não muda e não falhará
Quando pedes mais fé ele ouve o crê
Mesmo sendo em tribulação
Quando a mão de poder o teu ego tirar
Sobre as ondas poderás andar

PARA ENCERRAR, COM AS CRIANÇAS BEM MAIS CALMAS ENCONTRAMOS OS SETE ERROS DO DESENHO E PINTAMOS BEM BONITO...




A devolutiva das crianças, foi imediata, disseram que podemos confiar em Jesus, pois nunca nos abandonará.

0 comentários:

Postar um comentário